Principais Redes Sociais

Deixe um comentário

Novembro 22, 2012 por deh2011

Após o surgimento da Internet, aproximadamente na década de 90,  a web seria idealizada por Tim Bernes-Lee  que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, a primeira forma de relacionamento que apareceu na Internet foram os e-mails. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.

Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Por serem mensagens que eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade e muitas vezes não chegava até o destinatário correto.

Para que as mensagens chegassem rapidamente e de forma correta, com o passar dos anos e do desenvolvimento tecnológico, muitas ferramentas de comunicação, ou seja, as redes sociais foram criadas para suprir esta necessidade que estava cada vez mais latente entre os usuários da rede.

Para tanto, a seguir serão citadas as principais redes sociais criadas desde o surgimento da Internet até os dias atuais:

3.1 CLASSMATES.COM (1995)

Layout da rede social Classmates

Com o propósito de realizar um reencontro entre os amigos de faculdade, escola, entre outros, o ClassMates surgiu em meados de 1995 onde figurava como a primeira rede social na Internet, isto é, levou para o online os laços sociais que haviam sido criados no ambiente off-line. Com um enorme sucesso no Canadá e Estados Unidos o site possuía um modelo de serviço pago, ao contrário das redes que chegariam pouco tempo depois.

3.1.2     AOL Instant Messenger (1997)

Layout da rede social AOL Messenger

Um dos primeiros provedores de internet, a América Online foi uma das pioneiras na categoria bate-papo. Com o AOL Messenger as primeiras mensagens instantâneas começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997. Mesmo com o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na popularização das mensagens instantâneas.

3.1.3 Sixdegrees (1997)

Layout da rede social Sixdegrees

Também em 1997 a primeira rede social que permitiu a criação de um perfil virtual, bem como a publicação e listagem de contatos, foi a Sixdegrees. Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização de perfis de outros usuários. Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes foram criadas.

3.1.4 Friendster (2002)

Layout da rede social Friendster

Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas. Uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima do formato atual é a rede chamada Friendster. Essa rede social conquistou muitos internautas. Pesquisas feitas na época revelaram que um em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.

A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados. Assim como o grande número de usuários, os problemas técnicos enfrentados pela rede social eram constantes. Atualmente ele ainda possui muitos usuários na Ásia.

3.1.5 My Space (2003)

Layout da rede social My Space

Logo após o sucesso da Friendster, surgiu a rede social conhecida como My Space. Essa rede se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas, fotos e um blog que pode ser personalizado por cada usuário. O My Space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

3.1.6 Linkedin (2003)

Layout da rede social Linkedin

Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais da época. Ao contrário das demais, essa rede social não tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum, seu objetivo era estritamente profissional. Essa rede ficou conhecida como um recurso para que os empresários se comunicassem com os outros profissionais através da rede.

3.1.7 Web 2.0 (2004)

O grande avanço das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da Web 2.0. Essa rede marcou a chegada da segunda geração de comunidades, uma espécie de evolução da web criada nos anos 90. Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma de utiliza-la e encara-la, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios desenvolvedores.

Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social que surgiria como um grande fenômeno no Brasil e no mundo.

3.1.8 Orkut (2004)

Layout da rede social Orkut

O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten. Ele levou seu nome para a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento o público alvo seria os internautas americanos.

No entanto, a rede social faria maior sucesso em dois países em especial o Brasil e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, mas inicialmente era necessário o envio de um convite por parte de algum amigo que já estava participando da rede. Isso gerou uma enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o uso do Orkut.

3.1.9 Facebook (2004)

Layout da rede social Facebook

No mesmo ano outra rede social foi criada. No início a rede era chamada de The Facebook. O Facebookseria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark Zuckerber, Dustin Moskovits, Eduardo Saverin e Cris Hughes.

A princípio, o Facebook funcionaria de forma restrita somente para os estudantes de Harvard. Mas com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.

O site IDGNOW! informou que o Facebook está prestes a atingir os 700 milhões de usuários. Já segundo o site Ad Planner Top 1000 Sites, em julho de 2011, o Facebook atingiu a marca de 880 milhões de acessos de visitas únicas.

De acordo com a Agência RS, 75% dos usuários do Facebook estão fora dos Estados Unidos. Além disso, a rede social está disponível em mais de 70 idiomas.

3.1.10 Twitter (2006)

Layout da rede social Twitter

No ano de 2006, criado pela Obvios Corp, nasceu a rede social Twitter, até então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação. O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os demais pássaros sua atual localização e atividade.

Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com  apenas 140 caracteres para publicação de algum conteúdo, o Twitter passou alguns anos no anonimato, mas ao longo dos anos foi ganhando espaço e destaque em várias partes do mundo.

Atualmente, segundo dados divulgados pela Info On Line, o Brasil é o segundo país em número de usuários no twitter. Até fevereiro de 2012, eram 33,3 milhões de brasileiros no microblog. Os Estados Unidos aparece na primeira colocação, 107,7 milhões de usuários. Entretanto, de acordo com a pesquisa da empresa Semiocast, divulgada na Info On Line, os holandeses são os mais ativos do Twitter com 33% de envio de mensagens.

3.1.11 Google+ (2011)

Layout da rede social Google+

Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado de Google+ ou Google Plus. A gigante das buscas lançou seu novo projeto dando destaque nos círculos de amizades e a Social Search.

A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interação dos usuários de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Utilizando ferramentas como o Hangout, onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários, o Google trouxe a presença de grandes artistas para representar a rede social. O Google+ foi considerado um sucesso atingindo a marca de 90 milhões de cadastros em todo o mundo.

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:”Times New Roman”,”serif”;}

Deixe um comentário