Divulgação dos virais pelos veículos tradicionais de comunicação na Internet

Deixe um comentário

Novembro 22, 2012 por deh2011

Para realizar o presente estudo, os portais de notícias G1, R7 e Folha Online foram avaliados, com o objetivo de verificar se eles estão divulgando os virais da Internet. Os virais “Menos Luíza, que está no Canadá”, “Para nossa Alegria” e “Gina Indelicada” foram escolhidos para ser os cases da pesquisa, por se tratarem de virais que fizeram e ainda fazem muito sucesso na web e que tiveram grande divulgação nos veículos tradicionais do jornalismo.

No portal de notícias da Rede Globo, o G1.com, os virais citados acima tiveram uma grande divulgação. O site possui uma barra de busca e colocando os nomes dos virais no local percebe-se como o site divulgou e tem ainda divulgado informações dos virais no seu site.

Página do portal de notícias G1 com informações do viral “Menos Luíza, que está no Canadá”

Página do portal de notícias G1 com informações do viral ”Para nossa Alegria”

Página do portal de notícias G1 com informações do viral “Gina Indelicada”

Além do G1.com, os virais estudados também tiveram uma grande divulgação no portal de notícias na Internet da Rede Record, o R7.com.

Página do portal de notícias R7 com informações do viral “Menos Luíza, que está no Canadá”

Página do portal de notícias R7 com informações do viral “Para nossa Alegria”

 

Página do portal de notícias R7 com informações do viral “Gina Indelicada”

Como mostrado acima, o portal de notícias da Rede Globo, o G1.com, e o portal de notícias da Rede Record, o R7.com, divulgaram os três virais que foram avaliados para a realização desse trabalho. Além desses portais, a Folha Online, que é o jornal online da Folha de S. Paulo, jornal com maior circulação do Brasil, foi verificado e constatado que também houve divulgação dos virais “Menos Luíza, que está no Canadá”, “Para nossa Alegria” e “Gina Indelicada”.

Página da Folha Online com informações do viral “Menos Luíza, que está no Canadá”

Página da Folha Online com informações do viral “Para nossa Alegria”

Página da Folha Online com informações do viral “Gina Indelicada”

Com a pesquisa realizada nos portal de notícias da Rede Globo, o G1.com, no portal de notícias da Rede Record, o R7.com, e na Folha Online, ficou evidente que os veículos de comunicação que foram escolhidos para realizar este trabalho fizeram a divulgação dos virais “Menos Luíza, que está no Canadá”, “Para nossa Alegria” e “Gina Indelicada”.

Para obter resultados com essa busca, a pesquisadora utilizou a ferramenta de “Busca” de todos os sites. Lá, a pesquisadora escreveu o nome de cada viral entre aspas com o objetivo de fazer uma busca mais aprofundada. Nos três sites as pesquisas obtiveram resultados, mostrando que os sites fizeram matérias, reportagens ou, simplesmente, fizeram a divulgação dos virais.

O portal de notícias da Rede Globo, o G1.com também foi contatado. Mas a pesquisadora foi informada que a Central de Atendimento ao Telespectador somente esclarece dúvidas ou fornece informações complementares exclusivamente sobre conteúdos da programação da Rede Globo e não de como são decididos os conteúdos que são divulgados. Por isso, a pesquisadora não obteve nenhuma resposta objetiva sobre o tema da presente pesquisa.

Além do portal citado acima, o R7.com, portal de notícias da Rede Record também foi contatado. Mas, desse portal, a pesquisadora não recebeu nenhum retorno.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: