Virais da Internet e o Jornalismo

1

Novembro 22, 2012 por deh2011

As redes sociais têm assumido um papel importante como meio de comunicação de massa. Além dos sites e dos e-mails, o que está realmente tomando conta na internet são as redes sociais, Facebook, Twitter, Google+, Orkut, entre outros. No início, essas redes sociais eram usadas somente para diversão, mas com o passar do tempo elas foram ganhando destaque nos meios de comunicação veiculados na Internet. Por exemplo, muitos jornais, revistas, rádios, canais de televisão, portais, aderiram às redes sociais de forma a não ficar de fora deste cenário comunicacional.

Com a inserção da comunicação nas redes sociais, muitas informações sem nenhuma relevância para sociedade passaram a ser destaques na mídia. Isso acontece, pois muitos usuários comentam esses assuntos nas redes e os meios de comunicação para obter mais visitas, lucros, optam por divulgar, deixando de lado alguns critérios de noticiabilidade. E o principal critério que é esquecido é a relevância/importância da informação e do verdadeiro jornalismo à sociedade.

Ao passar dos anos, e do crescimento das redes sociais, essa divulgação de informações, por muitas vezes inúteis, se tornou moda no mundo todo. Essas modas ganharam um nome na rede, elas se tornaram os “virais da Internet”. Nesse virais, incluem-se tudo o que faz sucesso na Internet, rádio, televisão, revista, enfim, em todos os meios de comunicação possíveis.
O papel da comunicação foi fundamental para que os virais da Internet tenham atingindo esse ponto. A comunicação acabou fazendo o que o público queria, dar destaque aos virais da Internet, deixando de lado, por muitas vezes, as informações mais sérias, mas que não fazem tanto sucesso com o público.

Até pouco tempo havia uma enorme diferença no que era divulgado pelas mídias tradicionais e pela Internet. A primeira se destacava por ser mais profissional e de ter muita credibilidade, enquanto a outra somente dava destaque a notícias pessoais e informações sem qualquer importância. Por exemplo, vídeos ou imagens de pessoas totalmente desconhecidas fazendo coisas engraçadas acabam chamando a atenção dos usuários da web e esse tipo de notícia termina por se tornar pauta para as mídias tradicionais do jornalismo online.

Com essas mudanças e o advento dessas notícias sem muito valor social e sem credibilidade na pauta das mídias tradicionais, acabaram surgindo os virais da Internet, ou os fenômenos da Internet. Devido à importância e o destaque que a mídia vem dando a essas informações, muitas pessoas migram para a web em busca da fama, mesmo que dure pouco tempo.

Os meios de comunicação tradicionais, com o passar do tempo, perceberam esse “fenômeno” que está acontecendo na Internet e começaram a divulgar os virais com o objetivo de atender a essa nova demanda na web e ter a “audiência” dos usuários. Além disso, o crescimento do número de internautas também mostra a importância de se fazer um bom jornalismo online.

A Agência de Publicidade F/Nazca realiza uma pesquisa sobre Internet desde o início de 2007. Na pesquisa divulgada em novembro de 2010 mais da metade dos brasileiros (54%) costumam acessar a Internet, isto é, 81,3 milhões de pessoas. Os usuários passam em média três horas por dia e costumam postar conteúdo de própria autoria, sendo que 30% para se relacionar, principalmente pelas redes sociais.

A pesquisa ainda revelou que 60% dos internautas brasileiros já substituíram a plataforma tradicional (TV, rádio ou cinema) para assistir ou ouvir programas ou filmes. Entretanto, o estudo da F/Nazca identificou que a maioria dos brasileiros, 59%, prefere consultar notícia na TV. Entre aqueles que apontaram a rede como meio preferencial para consumir notícia, isto é, 22% da população brasileira, ferramentas de busca como o Google, figuram como principal fonte, com 55% das citações. Em segundo lugar aparecem as redes sociais, representadas por YouTube, Facebook, Orkut e Twitter, juntas totalizando 51%. Portais, meios jornalísticos, ocupam apenas o terceiro lugar lembrados por 37% daqueles que gostam mais de se atualizar sobre as notícias pela Internet.

Com esses dados citados acima, fica evidente que o jornalismo deve se adaptar e dar total importância a essa nova ferramenta de comunicação, o jornalismo na internet ou jornalismo online.

One thought on “Virais da Internet e o Jornalismo

  1. Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: