Os virais X o fazer jornalístico

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Novembro 22, 2012 por deh2011

Os virais da Internet, que também podem ser chamados de fenômenos da Internet, são conteúdos que se espalham rapidamente na web. O termo, baseado na veloz reprodução de vírus biológicos, é mais comumente usado para vídeos que são acessados por milhões de pessoas em pouco tempo. Em geral, os virais são ferramentas de marketing e de publicidade (às vezes disfarçados de vídeos amadores), campanhas para causas humanitárias ou vídeos caseiros que, de tão absurdos ou cômicos, atraem a atenção de internautas que repassam o conteúdo para seus contatos e assim por diante, criando uma audiência gigantesca. Exemplos brasileiros mais recentes de virais são o musical “Para nossa Alegria” e a campanha publicitária que acabou se tornando um viral “Menos Luíza, que está no Canadá”. Os virais não são somente vídeos. Eles podem ser imagens, tirinhas, fotos, entre outros. Esses virais, geralmente, se espalham rapidamente através de blogs, Redes Sociais, sites, e-mails, além de outras formas de propagação na Internet.

E é aí que entra o fazer jornalístico. Como já foi citado nesse estudo, os virais atingiram todo esse sucesso mundial, graças ao poder de disseminação de notícias e informações que somente a Internet possui. Com o surgimento da Internet, e o boom dos virais, veículos de comunicação que eram extremamente rígidos com a escolha de notícias que seriam divulgadas, passaram a também dar espaço para informações consideradas “banais”, ou seja, sem muito critério jornalístico como são os virais da Internet. Além de a Internet ter auxiliado para o crescimento dos virais, o jornalismo também deu sua total contribuição, através dos meios de comunicação. Programas de rádio, TV, jornais, revistas, entre outros, passaram a divulgar essas notícias fazendo com que as informações consideradas “fúteis” entrassem de vez nas reuniões de pautas dos profissionais de todas as áreas da comunicação.

Os virais que circulam pela web têm essa grande propagação entre os internautas, pois geralmente os vídeos, imagens, tirinhas ou fotos apelam para os sentimentos das pessoas, instigando nelas a vontade de divulgar para as outras. Com isso, em poucos instantes com a instantaneidade da Internet algumas notícias banais se tornam fenômenos na rede. Na maioria das vezes, os virais que fazem sucesso captam facilmente toda a atenção de quem está assistindo, pois por serem diferentes chamam a atenção dos internautas. Além disso, o engraçado e o ridículo, que são comumente vistos nos virais, atraem as pessoas. Assim, os vídeos que fazem mais sucesso normalmente estão relacionados ao humor ou que mostram pessoas em situações constrangedoras. Outro tipo de vídeo que atrai e agrada o público são aqueles com apelo emotivo, como crianças e animais fazendo coisas ternas e divertidas, como explica Neves (2010):

“Um vídeo para ter mais chances de se tornar um viral de sucesso, tem que apelar ao sentimento das pessoas, incutindo nelas a vontade de divulgar para outras. Para isso, o principal é captar a total atenção de quem o vê. Para passar uma forte carga de passividade ao internauta, um viral precisa ser provocador, intuitivo, descontraído. Eu ia citar que também deveria ser único, ou seja, um vídeo que tenha uma “sacada” diferente. Claro, que se isso for possível, vai ajudar muito. Porém, atualmente, com a proliferação do uso da internet e com uma tendência do gosto geral da grande massa, as receitas se repetem e com sucesso”.

Com a citação acima, fica claro que o inédito, engraçado e a emoção fazem com que os virais se tornem um sucesso. E os três casos que serão estudados para realização desse trabalho preenchem esses requisitos.

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