Um novo modo de fazer Jornalismo na Internet

Deixe um comentário

Novembro 22, 2012 por deh2011

As redes sociais têm assumido um papel de extrema importância como meio de comunicação de massa na era digital. Além dos sites e dos e-mails, atualmente o que está tomando conta da Internet são as redes sociais, Facebook, Twitter, Google+, Orkut, entre outras. No início, essas redes sociais eram usadas somente para diversão, mas com o passar do tempo elas foram ganhando destaque nos meios de comunicação veiculados na Internet. Por exemplo, muitos jornais, revistas, rádios, canais de televisão, portais, aderiram às redes sociais de forma a não ficar de fora deste cenário comunicacional.

Com a inserção da comunicação nas redes sociais, muitas informações sem nenhuma relevância para sociedade passaram a ser destaques na mídia. Essas notícias sem nenhuma relevância, por muitas vezes “banais”, receberam o nome de virais da Internet, que também podem ser chamados de fenômenos da Internet. Os virais podem ser vídeos, imagens, fotos, entre outros, que fazem sucesso na web rapidamente, como um vírus, por isso o nome viral.

O presente trabalho teve como objetivo provar que informações que circulam nas redes sociais, principalmente os virais da Internet, se tornam pauta para os veículos tradicionais do jornalismo. Para comprovar essa hipótese, a pesquisadora fez uma pesquisa de caráter bibliográfico, sendo ainda exploratória considerando a emergência da temática. Também foi realizado um estudo bibliográfico com o objetivo de entender o fenômeno das redes sociais como um espaço de interação com os meios de comunicação. Além disso, a pesquisadora entrevistou três editores de jornais para saber se eles utilizam as redes sociais para pautar seus veículos.

Depois de feita todas as pesquisas e entrevistas, ficou comprovado que os veículos e os jornalistas estão usando as redes sociais como fonte de informações e que dependendo da influência e do sucesso do viral, não haveria nenhum problema em transformá-lo em notícia e divulgá-lo em seu veículo. Alguns exemplos podem ser vistos durante a pesquisa, como os virais “Menos Luíza, que está no Canadá”, “Para nossa Alegria” e “Gina Indelicada”, usados como cases do trabalho e que foram divulgados nos portais G1.com da Rede Globo, R7.com da Rede Record e Folha Online da Folha de S.Paulo. Esses portais de notícias da Internet foram escolhidos como amostra para realização da pesquisa por sua relevância e credibilidade.

Para dar mais credibilidade aos resultados do presente trabalho, a pesquisadora se utilizou de uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa Deloitte, em parceira com portal de notícias Comunique-se, divulgada no dia 23 de outubro de 2012, que aponta: As redes sociais servem de pauta para 80% dos profissionais da imprensa. Na pesquisa, foi revelado que a rede social mais requisitada é o Twitter (19,3% a utilizam como fonte de informação), seguida por Fan Pages (18,7%). O perfil do assessor ou do porta voz no Facebook são usados por 8,6% e 7% dos entrevistados, respectivamente. Abaixo um gráfico com os dados da pesquisa:

Gráfico com dados de pesquisa feita sobre as redes sociais

Com todas as informações e todos os resultados obtidos durante a presente pesquisa, ficou evidente que as notícias que circulam nas redes sociais, principalmente os virais da Internet, estão se tornando pauta para os jornalistas e para os veículos tradicionais do jornalismo. Como as redes sociais se tornaram uma nova fonte de informações, alguns veículos já têm profissionais que trabalham exclusivamente para estar atento a todas as informações que circulam nas redes, como é o caso da Folha Online.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: