Virais: Sucesso total na Internet e no Jornalismo

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Novembro 23, 2012 por deh2011

Viral: Menos Luíza, que está no Canadá

Um simples comercial de uma construtora na Paraíba, por um longo tempo virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O vídeo, protagonizado pelo colunista Gerardo Rabello, mereceu atenção não por causa de seu apuro estético ou criativo, pelo contrário: uma simples frase, proferida em tom quase despretensioso, tornou-se um bordão, um fenômeno cada vez mais recorrente na Internet.

“Menos a Luiza, que está no Canadá” ganhou mídia e transformou a tal Luiza, filha do colunista paraibano, em celebridade. Mas como surgem esses virais? De acordo com a professora doutora Eugenia Mariano da Rocha Barichello (2012), coordenadora do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para que se tornem um viral, um texto, uma foto ou um vídeo só se propagam quando possuem algum valor para quem os espalha.

O fenômeno do viral está também relacionado ao capital social, ou seja, as pessoas em geral querem obter algum ganho quando repassam alguma coisa. Esse ganho pode ser simplesmente o sentimento de pertencer a um grupo, como também uma maior visibilidade na rede social.

A propaganda em questão é sobre o lançamento de um prédio residencial, mas durante o vídeo o pai de Luiza em determinado momento ele cita que o sucesso do prédio é tão grande que ele convocou toda a família para falar sobre o empreendimento, menos Luíza, de 17 anos, que está no Canadá, fazendo intercâmbio.

Menos de 24 horas após a veiculação da propaganda, no dia 11 de janeiro de 2012, o assunto ficou entre os 10 mais comentados do Twitter em todo o país com a hashtag #LuizaEstanoCanada, além de inúmeras montagens que foram veiculadas no Facebook.

A repercussão foi tanta que até artistas consagrados entraram na brincadeira. Foi o caso do cantor Lenine, que em show feito em João Pessoa, agradeceu a presença de todos que foram, menos de Luíza que está no Canadá. “Que maravilha, está todo mundo aqui rapaz, só não está a Luíza que está lá no Canadá”, brincou o cantor antes de começar o show.

O viral fez tanto sucesso na web, que Luiza participou de diversos programas de TV do Brasil. A estudante concedeu entrevistas ao Jornal Hoje e ao Encontro com Fátima Bernardes, onde falou dessa fama repentina.

Viral: Para nossa Alegria

Com mais de 24 milhões de visualizações, um hit do Youtube tomou conta das Redes Sociais e do toda web. A família “Para Nossa Alegria” composta por Jefferson, Suelen e sua mãe, Mara, decidiram gravar uma versão de uma música chamada Galhos Secos, da banda Êxodos. Devido à diversão e por ser muito engraçado, o vídeo se tornou um sucesso na rede e se tornou notícia em renomados veículos de comunicação do Brasil.

O trio já participou de vários programas de TV, como Manhã Maior, Pânico na Band, onde apareceram toda semana, participando de um quadro que busca fundos para bancar um sonho da família. Também participaram do Caldeirão do Huck e do programa Mais Você, onde a apresentadora Ana Maria Braga se divertiu com a apresentação da família nos bastidores do seu programa.

Os irmãos estão levando a carreira a sério e fecharam contrato com a marca de refrigerante Pepsi, alavancando os números de seguidores da fanpage da marca no Facebook. Além disso, já estão até programando o lançamento de um CD com músicas autorais. Recentemente o trio gravou mais um vídeo, dessa vez em homenagem ao dia das mães, mais uma vez foi sucesso.

Viral: Gina Indelica

Outro viral que também tem feito muito sucesso na Internet e chamado atenção dos veículos tradicionais do jornalismo é um perfil fictício criado no Facebook que atraiu milhares de seguidores. A Gina Indelicada. Com a ideia voltada para o humor, a página já atraiu mais de dois milhões de “curtir” na rede social, sendo que foi criada no dia 21 de agosto de 2012 pelo estudante de publicidade Ricck Lopes de 19 anos.

O perfil foi criado quando o estudante viu a caixinha de palitos Gina e começou a falar sobre a mulher da foto que tem na caixinha. A brincadeira da página está na ironia e no sarcasmo de suas respostas, mesmo com todo o ar gentil da personagem. É como se fosse um paradoxo. E o público adora! Quando ela responde de uma forma um pouco mais delicada eles gostam também, mas enchem de comentários.

São os internautas que mandam as perguntas para a página “Gina Indelicada”, como mensagem privada. Em uma semana, chegam a 45 mil perguntas. As pessoas são reais e as respostas são feitas pelo criador da página e alguns amigos dão umas “palitadas” de vez em quando. Pelo fato das respostas serem geralmente no formato de humor sarcástico, chamam a atenção do público e consequentemente se tornam um sucesso na web.

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